Pacientes denunciam falta de médicos no hospital de Barueri


Alguns pacientes procuraram o jornal a voz de Barueri nesta segunda-feira(14/08) para denunciar mais uma falta de médicos no Hospital Municipal de Barueri (HMB).

Segundo os pacientes,muitas consultas e agendamentos de exames estão sendo cancelados por falta de médicos de especialidades, como gastro,cardiologista,vascular e entre outros. Há também as queixas de cirurgias que já estavam agendadas para agosto,porem ,assim que a nova gestora assumiu administração do hospital ,os prontuários sumiram.

Cheguei no hospital por volta de 06:30 da manhã de hoje, mas não tinha médicos,disse Dona Rita de Cassia moradora no bairro do Engenho Novo.

Por volta das 13 horas, cheguei no hospital e no balcão me informaram que o médico foi demitido e minha consulta foi conseguida com muito sacrifício pelo meu vizinho ,disse Dona Heloísa ,uma senhora de 65 anos de idade.

No momento em que estávamos fazendo conversando com as pessoas ,ficamos sabendo que o PID (Programa de Internação Domiciliar) está sem médicos há mais de 20 dias.

O PID- Programa de Internação Domiciliar – Melhor em Casa – é um programa do Ministério da Saúde que busca a desospitalização de pacientes crônicos, com alto grau de dependência ou com quadros agudos fora do perfil de atendimento da atenção básica através de assistência prestada na própria residência dos mesmos por equipe multiprofissional de referência e da presença e responsabilização de um cuidador familiar. O cuidado/assistência é ofertado através de visita domiciliar regular da equipe e da assistência diária deste cuidador.

Fica aberto o espaço para a Prefeitura de Barueri e Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer o porquê da falta de médicos de especialidades e da falta do medico do PID
A.S