Moradores denunciam ruas precárias e tomadas pelo lixo nos bairros Jd Califórnia e Parque dos Camargos


É lamentável a situação de algumas ruas dos bairros Jardim Califórnia-Vila universal,e dos Parques dos Camargos na cidade de Barueri. A reportagem constatou o estado precário das vias 13 de maio e rua Aquário, que se encontram tomadas pelo lixo, até mesmo descartes de materiais de construção como pedras ,madeiras e sofás.

Na rua Capitão Salinas por exemplo, há moradores queixando-se que a limpeza pública só passou para fazer um serviço meia boca. “Há muita imundície aqui nessa parte da rua. O lixo tomou conta. Da última vez que a minha irmã acionou os órgãos públicos para poder limpar uma calçada,porque as crianças que estudam na escola ao lado ,tinha que andar as vezes no meio da rua ,porque o entulho tinha tomado as calçadas,esbraveja a comerciante Fabíola Peixoto.

A moradora também comentou que falta mais consciência dos próprios moradores em não despejar o seu lixo nas vias.

“Esse problema do lixo no canteiro existe há anos. O pessoal ainda ‘colabora’ colocando o lixo no meio-fio”, completa.

O monitor Dênis de Andrade também reclamou do estado da via,na rua Glória no Parque dos Camargos próximo Escola Fioravante Barleta,lá não é diferente daqui,acionamos a prefeitura várias vezes,mas nunca podem tirar,e quando tiram ,na mesma noite jogam outra vez.

A lei municipal 2.482 de 19 de outubro de 2016, publicada no Diário de Barueri de 25 de outubro, prevê aplicação de multas a este tipo de infração a partir de 45 dias.

A multa é calculada com base no valor da Ufib (Unidade Fiscal do Município de Barueri), que é reajustado anualmente, e em função do volume dos resíduos deixados em áreas livres ou nos leitos, passeios, canteiros ou refúgios de vias públicas.

Já sobre quem deve ser o papel de fiscalizar é outra história
A.S