Barueri pode adotar segundo Conselho Tutelar, revela vereador Silvio Macedo


Para atender à demanda na defesa e orientação de crianças e adolescentes, Barueri estuda adotar um segundo Conselho Tutelar no município, como explicou o vereador Silvio Macedo (PPS), que já teve oportunidade de exercer o cargo de conselheiro por duas vezes. Conforme contou o parlamentar, a ideia é dividir a atuação do Conselho por regiões para dar conta do número de atendimentos casos registrados diariamente. 

“Está para vir um projeto de autoria do Executivo à Câmara Municipal para criar um novo Conselho Tutelar para atender a cidade e dividir ao meio em duas regiões. Estou com boas expectativas de que votaremos o projeto ainda nesse ano para que possamos implantar um segundo Conselho Tutelar o mais rápido possível na cidade”, esclarece o vereador

O atual grupo é composto por cinco conselheiros incumbidos da tarefa de atender a população formada por cerca de 245 mil habitantes, segundo a estatística do IBGE de 2012. “Percebo o esforço que os conselheiros fazem para atender uma demanda absurda porque o número de atendimentos vai crescendo no dia-a-dia”, surpreende-se o representante do PPS. 

Todavia, ainda não foram apresentadas propostas de como os dois conselhos atuariam. Conforme avaliou Silvio Macedo, uma sugestão seria atender a população de acordo com a divisão do município, um pela zona norte, e outro pela zona sul, separadas pela rodovia Castelo Branco. “Um conselho atenderia o lado da Castelo, e o segundo, do outro lado. Cada região teria um conselho instalado”, empolga-se. Para ele, esse seria um passo para agilidade nos processos do município. “Acho esse projeto fundamental para que possamos dar atendimento mais adequado, mas de acompanhamento dos casos”, acrescenta. 

O vereador também refuta a ideia de que o Conselho só atua na defesa de crianças e adolescentes quando comentem crimes ou infrações. “O objetivo é orientar, acompanhar e, sobretudo, garantir o direito daqueles que estão excluídos”, explica Silvio Macedo. 
Fonte:Diario de Osasco