IPEM-SP lança cartilhas de orientações para consumidores e comerciantes


Já estão disponíveis para download as novas cartilhas “Guia prático de consumo” e “Orientações ao comerciante”, elaboradas pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). As publicações, na versão impressa, já começaram a ser distribuídas em encontros com representantes de associações comerciais de todo o Estado, durante as fiscalizações de rotina da autarquia e em eventos com grande circulação de público. 

“Guia prático de consumo” traz dicas ao consumidor sobre o que observar na compra de produtos embalados, combustível, têxteis, eletrodomésticos, itens com o selo do Inmetro (extintores, brinquedos, capacetes, isqueiros, plugues, tomadas, botijões de gás, entre outros) e também na utilização de balanças no supermercado, padaria, açougue, etc. 

Já a cartilha “Orientações ao comerciante” dá dicas aos lojistas de pequeno e médio porte sobre como evitar autuações na comercialização desses mesmos produtos e como proceder em relação a balanças utilizadas no comércio e demais instrumentos de medição. 

“As cartilhas foram produzidas com linguagem bastante acessível e com o máximo de dicas e orientações, pois acreditamos que tanto o lojista quanto o consumidor são grandes aliados do instituto no combate a irregularidades”, explica o superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi.   

IPEM-SP 
O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. 

Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, realiza em todo o Estado de São Paulo operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros.
 

É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. 

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.