Prefeitura de Barueri cede terreno e arca com construção de novo Fórum


A prefeitura de Barueri oficializou na última quinta-feira 18, a doação de um terreno para a construção do novo Fórum da cidade. O evento para assinatura do convênio entre prefeitura e TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) contou com a presença do desembargador Ivan Sartori e do prefeito da cidade, Gil Arantes (DEM) que além de doar o terreno ao TJ também se responsabilizou pela construção do edifício. O novo prédio será construído ao lado da PUC, próximo as instalações do Fórum atual.

“O TJ tem um projeto da construção de novos prédios, mas aqui em Barueri, com o prefeito destinando essa área e financiando a obra, é um presente muito importante, não só para o judiciário, mas para o cidadão de Barueri. Com o processo digital, com os novos funcionários que estamos admitindo via concurso e com esse novo prédio, com certeza, é a junção daquilo tudo que o Tribunal precisa”, avalia Ivan Sartori. 

A iniciativa de Barueri em doar um terreno para construção do novo fórum é inédita na região, já que Carapicuíba também foi contemplada, no início de julho, com um novo prédio. A diferença é que seu projeto fica totalmente a cargo do governo do Estado. 

Embora saiba que o governo do estado tenha condições de arcar com os custos da construção do imóvel, Sartori se mostrou satisfeito com a ajuda oferecida por Gil Arantes. “Não vamos dispensar ajuda do estado e das prefeituras. O que as prefeituras puderem fazer como Barueri fez, vamos continuar aceitando”, enfatizou.

Após a assinatura do convênio, prefeitura e TJ aguardam a aprovação do orçamento para dar início à licitação que definirá a empresa responsável pela construção. A estimativa é que as obras sejam iniciadas entre março e abril de 2014, com conclusão prevista para igual período de 2015.