Barueri é 4º cidade na Grande São Paulo com maior queda de homicídios no mês passado



Os homicídios estão em queda na região Oeste. Foram registrados, em maio deste ano, 18 assassinatos nas cidades que compõem essa área, um volume 22% menor que os 22 casos registrados em igual período de 2012.

Apesar dessa redução, o comportamento entre os municípios foi bem diferente. A região conseguiu emplacar representantes tanto entre as cidades com maior queda nesse índice quanto entre as que contabilizaram maior alta em toda a Grande São Paulo. 

Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e o ranking foi elaborado, a partir deles, pelo jornal O Estado de São Paulo. 

A baixa foi puxada por Barueri. Dentre os municípios onde os homicídios mais caíram, na região Metropolitana, a cidade aprece na 4ª colocação. 

Os registros baixaram de 4, em maio de 2012, para 1 no mês passado. Com esse desempenho, Barueri ficou atrás apenas de Guarulhos (onde o total de assassinatos baixou de 17 para 7 no mesmo período), Itaquaquecetuba (de 6 para 2) e Ferraz de Vasconcelos (de 4 para 0).

No outro ranking, Itapevi aparece também em 4º lugar, mas entre as cidades da Grande São Paulo onde os homicídios mais subiram. Foram 3 casos em maio desde ano, contra 2 em igual período de 2012. 

A lista é liderada por Santo André, onde a alta foi de 3 para 6 e inclui ainda Itapecerica da Serra (de 3 para 5) e Francisco Morato (de 0 para 2).

Ainda na região Oeste, houve queda nos registros de homicídios em Cotia, de 4 para 3 nesse intervalo; em Osasco, de 7 para 6; e em Jandira, de 2 para 0. 

Por outro lado, foram registradas altas em Carapicuíba, de 3 para 4, e em Parnaíba, de 0 para 1. Pirapora mantém as estatísticas zeradas.