Petistas da Assembleia do Ceará pedem saída de João Paulo da CCJ


Os deputados estaduais do Ceará, incluindo a bancada petista na Assembleia Legislativa do estado, foram favoráveis à aprovação do requerimento 706/2013, votado na última quinta-feira 4, pedindo o afastamento de João Paulo Cunha e José Genoino da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.

O deputado federal José Guimarães solicitou o envio de um oficio à liderança do PT na Câmara dos Deputados informando a decisão. O autor do requerimento, o deputado estadual cearense Ely Aguiar (PSDC), afirmou que a saída dos dois da CCJ traria “moralidade ao parlamento e aos serviços públicos, além de ser uma medida de respeito para com a sociedade”. João Paulo e José Genoíno foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão.

Embora o requerimento tenha sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará, ele não tem o poder de afastar João Paulo e Genoino da CCJ. A decisão caberá a José Guimarães, irmão de Genoino e líder do PT no Congresso.