Com Gil Arantes, prefeitura de Barueri oficializa Secretaria da Mulher


Em pleno funcionamento desde o início de janeiro, a Secretaria da Mulher de Barueri foi inaugurada oficialmente na manhã de ontem, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, durante uma solenidade que reuniu centenas de participantes. O órgão funciona no tradicional Espaço Mulher Ruth Cardoso e vai proporcionar uma série de atividades e cursos voltados às munícipes baruerienses. 

Em meio às homenagens e apresentações musicais, o prefeito Gil Arantes salientou que o compromisso de criar a pasta foi um dos itens de seu Programa de Governo cumpridos.Gil fez questão de agradecer Vanusa Melo por assumir e montar a estrutura da secretaria recém-criada.

Os compromissos assumidos com a população durante a campanha eleitoral também foram abordados pelo prefeito. Além da nova secretaria, Gil ressaltou ações nas áreas da Educação e Saúde. “Andamos em todos os cantos da cidade, visitamos mais de 1200 residências, ouvimos a população. 

Esse é um governo participativo e vamos continuar ouvindo a população em todos os projetos que iremos desenvolver. Muitos deles já estão em prática e funcionando, como o caso da Farmácia Popular 24 horas”, exemplificou. 

A criação da Secretaria da Mulher foi classificada como um “momento histórico” por Vanusa Melo. 

Segundo ela, as mulheres são o “espelho” das famílias, e era necessário criar algo voltado a elas.

Entre as ações promovidas no espaço estarão também políticas de atenção à saúde feminina, geração de emprego, renda, esporte e qualidade de vida. Entretanto, uma das principais metas é o combate à violência à mulher. 

A vereadora Maria Evangelista (DEM) foi uma das representantes do Legislativo Municipal ao lado do presidente da Câmara Chico Vilela (PTB). 

Na ocasião também foi anunciado um pacote de projetos. O destaque fica para o já anunciado “Barueri menos 1 Tonelada”, que pretende promover a reeducação alimentar, com orientação nutricional, avaliação médica, e atividades físicas às mulheres baruerienses. O objetivo é que as participantes emagreçam uma tonelada no ciclo de 90 dias. Após os 90 dias, a secretaria garantiu que renovará o projeto. 

A secretaria da Mulher contará com uma tenda no evento “Prefeito no seu bairro”, que será realizado hoje no Complexo Educacional Jardim Silveira, localizado na avenida Presidente Washington Luiz, esquina com a rua José Justino Martins.