Calegare ressalta necessidade do “Último Emprego” em Barueri


Em Barueri, o vereador Celso Calegare (PDT) iniciou seu mandato com uma série de ações voltadas para a terceira idade. A primeira delas foi a indicação para viabilizar o Centro de Convivência do Idoso, ou como está sendo chamada, a “Creche do Idoso”. Na proposta, familiares poderão deixar seus entes idosos na unidade enquanto trabalham. A ideia é de que eles possam participar de atividades recreativas e culturais e, ao mesmo tempo, possam contar com acompanhamento médico. 

Entretanto, outra iniciativa que agrada o parlamentar é o programa classificado como “Último Emprego”, no qual as pessoas com idade avançada possam permanecer no mercado de trabalho, sendo encaminhadas às empresas parceiras do programa. O modelo já foi discutido durante reunião com o secretário de Estado do Emprego Carlos Ortiz. 

“Conversei com o secretário Carlos Ortiz sobre os programas ‘Meu Primeiro Emprego’ e o ‘Último Emprego’, que é uma preocupação minha também. Falamos muito do jovem, porque o jovem também busca o emprego, mas deixamos de nos preocupar com o último porque aqueles que estão com 50 anos ou mais perdem o emprego, não conseguem se aposentar e não conseguem voltar ao mercado de trabalho”, justifica o vereador pedetista. 

De acordo com Calegare, é possível a implantação da proposta no município. “Passei a ideia para o secretário Ortiz, ele ficou de estudar a possibilidade de fazermos esse trabalho com o ‘Último Emprego’ e darmos um respaldo também em Barueri”, projeta o parlamentar. 

De acordo com o censo demográfico do IBGE realizado em 2010, Barueri possui 17.270 idosos, isto é, pessoas a partir de 60 anos, o que corresponde a 7,2% da população total.