Câmara aprova Secretaria da Mulher sugerida por Gil durante a campanha


A Câmara de Barueri aprovou em sessão extraordinária, a criação da Secretaria da Mulher, uma das promessas de campanha de Gil Arantes (DEM) durante o período eleitoral. O projeto foi aprovado por ampla maioria de votos, 19 a favor. O do vereador Toninho Furlan (PMDB) se absteve. A recém-criada Secretaria da Mulher será comandada por Vanusa Pereira de Melo.

A criação da nova secretaria já foi oficializada no último dia 5. De acordo com a publicação caberá à Secretaria dentre outras coisas propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas voltadas à mulher; desenvolver ações de prevenção e combate a todas as formas de violação dos direitos e de discriminação das mulheres; desenvolver estudos e pesquisas, formulando diagnósticos sobre a situação da mulher no município; defender a manutenção e expansão dos serviços ou programas de combate à exploração sexual e a violência contra a mulher e desenvolver programas e projetos voltados à saúde da mulher, qualidade de vida, geração de emprego, renda e desenvolvimento pessoal, entre outras coisas.

A secretaria da Mulher será aberta ao público no próximo dia 14 e irá funcionar no mesmo local onde hoje fica o Espaço Mulher situado a rua Pastor Sebastião Davino dos Reis, 700 e contará no seu espaço físico com setores para atendimento ao público, além do Departamento de Saúde da Mulher e das Divisões de Assistência Judiciária e de Apoio Terapêutico, dentre outras. 

Escolhida por Gil Arantes para assumir a secretaria, Vanusa Pereira, foi candidata a vereadora em Barueri na última eleição e é conhecida na cidade como Vanusa Soabem (PPS). Natural de Ouro Verde/MG, Vanusa obteve 1.247 votos na eleição e ficou como segunda suplente pela coligação PPS/PSD.