Candidatos às prefeituras apresentam ações para o trânsito


Projetos preveem ampliação de alamedas e do transporte público



Os candidatos às prefeituras de Barueri e de Santana de Parnaíba encontrarão pela frente um nó a desatar. Trata-se do trânsito de Alphaville, um calcanhar-de-aquiles para os novos administradores e alvo de crítica constante dos moradores do bairro.  A Folha de Alphaville enviou as mesmas perguntas aos candidatos de Barueri, Gil Arantes e Carlos Zicardi, e também aos de Santana de Parnaíba: Silvinho Peccioli e Cezar, e expõe os projetos deles para o setor. 
Em Barueri, Gil foi o único a fazer menção ao Plano Diretor, que estabelece uma série de diretrizes criadas para ordenar o espaço urbano, residencial, comercial e industrial da complexa região de Alphaville e Tamboré. “A longo prazo, investimentos em efetiva engenharia de tráfego, com inteligência e capacitação técnica, evitando que o motorista vire refém de experiências. É claro que investimentos em infraestrutura também serão necessários”, ressalta.
Entre outros, Gil propõe a promoção do transporte coletivo com qualidade, a garantia de boa estrutura para a mobilidade de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, debate com empresários de trabalhadores sobre um sistema de Horário Móvel, definindo alternativas para entrada e saída de funcionários. “Ainda proponho um novo projeto de sinalização e a implantação de sistema alternativo de transporte coletivo.”
O candidato afirma que qualquer decisão para o trânsito será, primeiro, levada para a consulta e debate das associações que representam os moradores, empresários, trabalhadores e representantes daqueles que atuam na região. “Não dá para impor nada sem a correta consulta”, diz. 
Para Gil, administrar o espaço público utilizado como estacionamento permanente ou rotativo é tão complexo como dar fluidez ao trânsito. “Ampliar a fiscalização para evitar o uso não permitido de certos locais, redimensionar melhor a chamada Zona Azul e outras práticas também estarão no programa de ações. Também proponho viabilizar a implantação de estacionamentos subterrâneos, verticais ou horizontais. Por fim, destaco minha proposta para implantar um estacionamento, durante a semana, e parque no final de semana, na área da Lagoa de Carapicuíba, que pertence ao município de Barueri”, diz, ressaltando seus esforços como deputado estadual para trazer o ramal de trem para Al­phaville/Tamboré.