Prefeitura investe em projetos de inclusão de deficientes




Visando atender às necessidades de locomoção das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Prefeitura de Santana de Parnaíba tem investido em adaptações dos espaços públicos da cidade. Uma das ações acontece nos Colégios que integram a Rede Municipal de Ensino, cujas construções contam com elevador em seus projetos desde o ano de 2002. Já os que foram erguidos anteriormente passam por obras de adaptação, com a implantação de elevadores, rampas de acesso e banheiro acessível, de acordo com a capacidade de cada prédio.

As adaptações devem ser concluídas até o final do mês de abril, resultando em 100% da Rede Municipal de Ensino adaptada para pessoas com deficiências físicas. Recentemente, foram concluídas adaptações nos Colégios Municipais Abelardo Marques da Silva, com a implantação de um elevador, uma rampa de acesso e um banheiro acessível, e Carlos Alberto de Siqueira, com a construção de um elevador. 
No momento, estão passando por obras deste gênero oito outras unidades educacionais da Rede: os Colégios Municipais Aldônio Ramos Teixeira, Ana Aparecida, Paulo Octávio Botelho, Ruth de Azevedo S. Rodrigues, Tenente General Gaspar de Godói Colaço, Bernardino Marques da Silva, Imídio Giuseppe Nérici e Padre Anacleto de Camargo.


Esta ação integra um programa mais amplo, desenvolvido para atender as reais necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas tenham, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida. "Garantir o direito como cidadão dos cadeirantes, idosos e pessoas que, por qualquer outro motivo, tenham dificuldade de locomoção, é fundamental. E essa tarefa é um dos nossos grandes desafios, pois é um processo que precisa de estudo e de muito investimento", destaca o Prefeito.