São Paulo é a 45ª melhor cidade para estudantes, diz ranking



A cidade de São Paulo foi classificada como a 45ª melhor cidade para estudantes do mundo, segundo ranking elaborado pelo instituto de pesquisas QS Intelligence Unit.
A lista considera apenas cidades que tenham mais de 250 mil habitantes e ao menos duas universidades locais, o que exclui cidades com universidades de renome, mas de população pequena, como Oxford e Cambridge, na Inglaterra.
Entre os fatores considerados para a avaliação estão: o desempenho das universidades locais no ranking geral das melhores escolas do mundo; a proporção de estudantes em relação à população total da cidade; o número de estudantes estrangeiros; a qualidade de vida; empregabilidade e custo de vida.
Em primeiro lugar ficou Paris (França), seguida por Londres (Inglaterra), Boston (EUA), Melbourne (Austrália) e Vienna (Áustria). O ranking completo pode ser visto no site da QS Intelligence Unit.
São Paulo fez 292 pontos e teve como pontos fortes o baixo custo de vida e o alto nível de empregabilidade. Mas a qualidade de vida e a pequena proporção de estudantes em relação à população geral derrubaram a pontuação da cidade.
Na América do Sul, a cidade mais atraente para os estudantes, segundo o ranking, é Buenos Aires, na Argentina, que ficou em 24º lugar. Ainda à frente de São Paulo, Santiago (Chile) ficou com o 41º lugar.
Segundo o ranking, São Paulo tem seis universidades listadas em rankings comparativos internacionais e possui 170 mil estudantes universitários, 2.500 dos quais estrangeiros, cerca de 1% do total.