Deputado quer Delegacia do Turista em Alphaville


Deputado justifica que Alphaville e Tamboré são grandes centros de negócios





O deputado estadual Gil Arantes (DEM-Barueri) encaminhou indicação ao governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, propondo que a Secretaria da Segurança Pública elabore os estudos necessários para a criação, implantação e instalação de Delegacia Especializada para o Turista e para o Estrangeiro em Alphaville ou Tamboré.
Na indicação, o deputado justifica que os bairros, instalados nos municípios de Barueri e de Santana de Parnaíba, são dois grandes centros de negócios. “Boa parte das quase 200 mil pessoas que circulam diariamente pelos dois bairros é de estrangeiros em visita de negócios às centenas de empresas, dos três principais segmentos (serviços, comércio e indústria)”, explica o deputado.
Ainda segundo o documento encaminhado a Alckmin, Al­phaville e Tamboré respondem, juntos, por um dos maiores mercados de hotelaria em todo o estado, o que, por si, justificariam a solicitação encaminhada por Gil Arantes.
Delegacia
O estado de São Paulo foi pioneiro na criação da Deatur (Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista), a fim de garantir mais tranquilidade e segurança aos visitantes. A divisão possui seis delegacias no estado: nos aeroportos, no porto de Santos, no Anhembi Parque, em Interlagos e outra na rua da Consolação, próximo à avenida Paulista, no coração da capital paulista. Elas estão sempre de plantão para atender aos turistas.
A Deatur é uma polícia especializada, com atendimento diferenciado, já que o turista pode ser atendido em diversos idiomas. Os casos mais comuns registrados na delegacia especializada referem-se a roubos de laptops,  documentos e estelionato (um hóspede com documento falso, por exemplo). 
A Deatur, além do atendimento aos turistas nas delegacias, também atende aos órgãos do setor de Turismo, companhias aéreas, faz a ronda hoteleira e está presente nos grandes eventos da cidade, como Fórmula Indy, Stock Car, Cirque du Soleil e inúmeros shows.