Cinco deputados devem disputar prefeituras em 2012


 

Apesar de serem eleitos em 2010 para cumprir um mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ou na Câmara Federal, um deputado federal e quatro deputados estaduais eleitos pela região podem cumprir metade do mandato caso sejam eleitos prefeito em outubro.

Em Osasco, tudo indica que a disputa pela prefeitura tenha dois deputados. O deputado federal João Paulo Cunha (PT) já foi anunciado como pré-candidato a prefeito e, com isso, é a aposta petista para o partido continuar na administração da cidade que tem Emidio de Souza há sete anos no poder. Representando o PSDB, o nome do deputado estadual e vice-presidente da Alesp, Celso Giglio, é o mais cotado.

Assim como em Osasco, em Itapevi o PSDB não confirmou o nome de nenhum pré-candidato, mas o deputado estadual João Caramez é o mais provável. Ele deve travar um bom duelo diante das urnas com o atual vice-prefeito Jaci Tadeu (PV), o escolhido da prefeita Ruth Banholzer (PT) para o cargo.
Enquanto o PSDB de Osasco e Itapevi lutam para ‘tirar’ cidades administradas pelo PT, em Barueri a disputa será entre DEM e PMDB. No município, o deputado estadual Gil Arantes (DEM) deve enfrentar o vice-prefeito Carlos Zicardi (PMDB) que terá como principal ‘cabo eleitoral’ o prefeito Rubens Furlan (PMDB).

Já em Carapicuíba, o deputado estadual Marcos Neves (PSB) também deve entrar no tabuleiro. Segundo ele, a sigla ainda não definiu se irá lançar candidato, porém seu nome pode ser uma das alternativas da sigla.

Como fica

Caso João Paulo Cunha seja eleito, a região Oeste será representada na Câmara dos Deputados, em Brasília, apenas por Bruna Furlan (PSDB). Já em âmbito estadual, dos sete deputados estaduais somente três eleitos pela região continuam na Assembleia Legislativa -
Isac Reis (PT), Marcos Martins (PT) e Gilmaci Santos (PRB).

Quem são eles

João Paulo Cunha (PT)
Foi vereador de Osasco, deputado estadual, deputado federal por cinco vezes. Atualmente é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, a mais importante da Câmara dos Deputados, em Brasília.


Celso Giglio (PSDB)
Vice-presidente da Assembléia Legislativa, Celso Giglio está em seu segundo mandato como deputado estadual e já foi prefeito de Osasco por duas vezes

Gil Arantes (DEM)
Foi prefeito de Barueri por duas vezes e está em seu segundo mandato como deputado estadual

João Caramez (PSDB)
Foi prefeito de Itapevi e por quatro vezes deputado estadual

Marcos Neves (PSB)
Vereador de Carapicuíba por duas vezes. Já disputou a prefeitura municipal e está em seu primeiro mandato como deputado estadual.



Fonte:diario de Osasco