PT de Barueri pode fechar aliança com Gil Arantes



O PT de Barueri começa a delinear o caminho que vai tomar nas eleições municipais de 2012. Na tarde de ontem, o deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Barueri, Gil Arantes (DEM), se encontrou com lideranças petistas do município. “Esse encontro tem o objetivo de amadurecermos a possibilidade de um apoio do PT e fortalecemos nosso grupo político”, disse o deputado. Sobre a aproximação do DEM com o PT, ele citou como exemplo as cidades de Carapicuíba e Ibiúna, que nas eleições de 2008 se uniram e o resultado foi positivo.

A possibilidade do PT compor a chapa majoritária com Gil e lançar uma liderança para vice-prefeitura não está descartada. “De repente pode até acontecer um acordo para majoritária. Na verdade, hoje, existem os nomes do ex-vice-prefeito Jaques Munhoz (PTB) e do vereador Antonio Carlos Marques (PDT). Precisamos de nomes que venham agregar para compor com a gente. Se o PT compor e tiver um nome que venha acrescentar a candidatura não vejo problema”, declarou.

Segundo ele, caso o PT não indique o vice, mas se alie ao seu grupo político, a negociação mantém a condição do partido petista assumir secretarias.

“Não vamos tomar uma decisão precipitada. Uma indicação para vice seria um ponto crucial para composição de uma possível coligação. Nosso partido tem um peso muito grande”, comentou o presidente do PT de Barueri, Ronaldo Ferraz Araújo.

Apesar de buscar coligação, Ronaldo também não descartou a possibilidade do PT aparecer no cenário político de 2012 com candidato a prefeito. Segundo ele, o diretório possui 33 membros e a decisão será tomada em conjunto. “Os pré-candidatos terão que abraçar e defender as posições do partido.

Percebemos no entorno da pré-candidatura do Gil muitas forças políticas respeitadas no município e o PT discute aqui essa aliança. Temos uma certeza: aliança com o grupo do Carlos Zicardi (PMDB) está descartada”, concluiu. O vereador Agnério Néri, principal nome do PT no município, não conversou com a equipe do Diário e preferiu não se manifestar sobre o encontro.

Gil pretende se aliar a 15 partidos. A conversa aconteceu no restaurante Ho Rancho, no centro de Barueri.