Kassab diz que shopping Center Norte poderá fechar por risco de explosão



O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta segunda-feira (19) que o shopping Center Norte poderá ser fechado devido à contaminação do solo no local. Na última sexta-feira (16), a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que o shopping pode explodir, por causa de vazamentos de gás metano no local, que já serviu de terreno para um lixão.



- O que existe é a constatação de que parte dessa área foi um lixão e agora havia a suposição, e a Cetesb confirmou, que isso está soltando gases. Vamos ter que adotar medidas, que poderão ser exigência por parte dos empreendedores de realizar investimentos na área de captação desse gás ou até mesmo medidas mais drásticas, como o fechamento temporário de parte ou da totalidade do empreendimento.

Desde sexta-feira, o shopping é multado em R$ 17.450 por dia útil por não cumprir as recomendações da Cetesb de implantar um sistema de extração de gases e fazer uma investigação detalhada para avaliar o risco que os gases podem causar aos frequentadores do shopping.

A Cetesb constatou gás metano na área das lojas, em índice que superou 5% da composição do ar, nos dias 17, 21 e 22 de julho - ou seja, com risco de explosão. O órgão pediu então medidas urgentes ao shopping, como a ventilação de espaços fechados - caso das galerias de telefonia e de esgoto e dos depósitos das lojas. 
Lugares sem ventilação, como depósitos de lojas, seriam pontos de maior perigo. Inalar o gás não oferece riscos à saúde, segundo a Cetesb.
Pelo complexo onde está o Center Norte, que inclui ainda Lar Center, Expo Center Norte e Novotel, passam cerca de 800 mil pessoas durante os fins de semana. Mas há riscos detectados, por enquanto, apenas no shopping - as outras áreas seguem sob investigação.