Gilberto Kassab e Gil Arantes articulam aliança em Barueri


                         

Prefeito de São Paulo está coordenando criação do PSD em Barueri e pode apoiar a candidatura de Gil Arantes em 2012 


Pré-candidato a prefeito em Barueri, o deputado estadual Gil Arantes (DEM) pode conquistar um aliado importante nas eleições municipais de 2012. Presidente nacional do PSD (Partido Social Democrático), o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab articula uma aliança com Gil no município.

Segundo o deputado, DEM e PSD caminham para formar uma coligação nas eleições do próximo ano. “Eu conversei com o Kassab sobre as eleições em Barueri e sobre a possibilidade do PSD nos apoiar em 2012. As conversas caminham no sentido de uma aliança”, comenta.

Na região Oeste, o partido é coordenado por Lau Alencar e por lideranças regionais. A exceção é a cidade de Barueri, onde a disputa pela prefeitura está polarizada entre duas forças políticas. De um lado, o atual prefeito Rubens Furlan (PMDB) deseja emplacar seu vice Carlos Zicardi (PMDB) no cargo; enquanto Gil Arantes soma forças para voltar ao comando da administração municipal.

De acordo com Lau Alencar, o acirramento da corrida eleitoral no município levou Kassab a tomar a frente das articulações do PSD-Barueri.

Ex-democrata, o prefeito de São Paulo cultiva uma relação de amizade com Gil Arantes. Quando candidato a uma vaga na Câmara Federal, Kassab contou com o apoio do deputado em Barueri, onde conquistou cerca de 30 mil votos.

Prova disso é convite feito pelo prefeito paulistano a Gil para que o deputado se filiasse ao PSD. Mas, a proposta não foi aceita pelo parlamentar. “Houve o convite, mas as atuais circunstâncias me impedem até de pensar nisso”.

Filiado ao DEM desde sua criação, em 1984, quando ainda era chamado de PFL, Gil Arantes é hoje membro efetivo do diretório estadual do partido e defende o fortalecimento da sigla no Estado.
Além disso, a nova legenda corre contra o tempo para obter o registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 7 de outubro, quando termina o prazo para os partidos inscreverem candidatos às eleições municipais de 2012. Caso não consiga se legitimar dentro do prazo, a agremiação ficará fora do pleito.

Rede de alianças

Desde o início do ano, Gil Arantes trabalha para formar uma rede de partidos e lideranças que fortaleçam sua candidatura em 2012.

Para isso, o deputado continua negociando o apoio do PT-Barueri, que possuiu um eleitorado na cidade e faz oposição à atual administração. “As conversas com o PT continuam”, afirma Gil.

O problema é que o 4.º Congresso Nacional do PT reforçou a restrição às alianças com PSDB, DEM e PPS, o que pode inviabilizar uma coligação no município.

Por outro lado, o PTB já anunciou seu apoio a Gil Arantes e deve indicar o nome do vice. “Existe essa possibilidade. O PTB tem dois nomes fortes: o do Jaques [Munhoz] e o do próprio presidente Chico Vilela”, revelou o deputado.

Apesar das tratativas, Gil esclarece que a indicação do vice ainda não está definida. Segundo ele, PT e PDT ainda estão no páreo pela vaga.