Construção do 3º aeroporto tem apoio de prefeitos



Conselho de Desenvolvimento, criado a partir da lei aprovada na Assembléia, tomou posse nesta terça


Construção do 3º aeroporto tem apoio de prefeitos A construção do terceiro aeroporto no Estado ganha apoio dos 39 prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo. Um conselho de Desenvolvimento, criado a partir de uma lei aprovada na Assembléia Legislativa, tomou posse nesta terça-feira.

Os municípios, com respaldo do governo paulista, vão debater propostas para áreas como transporte, lixo e saneamento básico. A idéia é tirar projetos do papel que as cidades, sozinhas, não têm condições de fazer a implantação.
O bilhete único metropolitano, unindo metrô, CPTM e a EMTU já estará valendo até o fim do ano; faltará ainda a integração com os municípios. O prefeito Gilberto Kassab, presidente do conselho de desenvolvimento, avaliou que o terceiro aeroporto precisa fazer parte da agenda. “Em área, nossa região equivale a um milésimo do Brasil, só que esse milésimo reúne 10% da população nacional e 20% do movimento aéreo do país”. Kassab destacou que um conselho metropolitano trouxe resultados importantes em Madrid, Barcelona e Londres.

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, já pleiteia recursos para a área de transportes. Sebastião Almeida afirmou que o conselho só terá sentido se os municípios não discutirem apenas assuntos locais.