Após vistoria no Center Norte, Cetesb mantém multa diária a shopping



Sistema de extração de gás metano ainda não foi instalado, diz companhia.
Multa de R$ 17.450 começou a ser aplicada nesta segunda-feira (19).


Shopping Center Norte tem sido multado pela Cetesb (Foto: Reprodução/TV Globo)Shopping Center Norte tem sido multado pela
Cetesb (Foto: Reprodução/TV Globo)


Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vistoriaram nesta terça-feira (20) o Shopping Center Norte e mantiveram a multa diária de R$ 17.450. Segundo a companhia, não houve o “atendimento à exigência de instalação do sistema de extração de gases, visando afastar o risco potencial de explosão na área do empreendimento”. Nossa reportagem procurou o shopping, que disse ainda não ter um novo posicionamento.
A multa diária teve início nesta segunda-feira (19). A área do shopping, localizado ao lado da Marginal Tietê, na Zona Norte de São Paulo, entrou para a Lista de Áreas Contaminadas Críticas da Cetesb em função da existência de gás metano no terreno acima do limite aceitável. O espaço onde atualmente é o shopping serviu, durante décadas, como depósito de lixo.
Técnicos do Departamento de Áreas Contaminadas da Cetesb fizeram na manhã desta terça-feira medições em redes subterrâneas, lojas e poços de monitoramento de gases nos corredores internos do shopping. Eles encontraram concentração suficiente para que o gás se inflame em vários pontos do monitoramento, incluindo em uma pilastra no meio dos corredores internos do shopping, junto a uma tomada de energia elétrica. Segundo nota da companhia, isso “motivou o imediato desligamento da energia e a instalação de um sistema de exaustão para diminuir a concentração de gases”.
Além da instalação do sistema de extração do gás metano, a Cetesb exige a complementação da investigação detalhada e da avaliação de risco na área e a implementação de “Planos de Monitoramento, de Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência”. A aplicação da multa diária é válida pelo período de 30 dias, a partir desta segunda-feira.
Em nota divulgada nesta segunda, o shopping falou sobre a multa. "O Shopping Center Norte tomou conhecimento do Auto de Infração e aplicação de multa diária pela Cetesb em virtude do apontado desatendimento de exigências técnicas, algumas das quais já atendidas antes mesmo de sua lavratura, tais como a apresentação dos Planos de Monitoramento, Comunicação, de Gerenciamento do Risco e Contingência, que aguardam manifestação da Cetesb desde 31 de agosto de 2011".