Gil apresenta novos projetos e obtém recursos para as cidades




O deputado estadual Gil Arantes (DEM), de Barueri, retorna às atividades parlamentares após o recesso de julho. Ele fechou o primeiro semestre de 2011 com atuação pontuada por novas propostas e a obtenção de recursos para as cidades que ele representa na Assembleia Legislativa.
Ao iniciar o mandato 2011/ 2014, ele foi novamente indicado como membro das comissões de Educação e Segurança. No grupo sobre questões educacionais, teve a oportunidade de debater a proposta para criar a Campanha de Prevenção à Gravidez nas Escolas, semelhante ao seu projeto de 2009, que institui o Programa Mãe Adolescente.
Gil participou de debates em 2011 de comissões das quais nem é membro, como a de Assuntos Metropolitanos que analisou o projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), para reorganizar a região metropolitana, proposta também antecipada pelo deputado de Barueri em 2007.

Infraestrutura
Logo no início do ano, o governo do estado atendeu a uma antiga reivindicação de moradores da região oeste, a melhoria da estrada dos Romeiros, que liga Barueri aos municípios de Santana de Parnaíba e Pirapora. Gil intermediou tal pedido e voltou a defender o aumento do número de faixas da via.
Localizadas na região de Presidente Prudente, as cidades de Lucélia e Sagres serão contempladas por importantes emendas. A primeira investirá em asfaltamento vital para o progresso local, enquanto a segunda vai adquirir equipamentos. “Somos muito gratos, porque nossa cidade [Sagres] é pequena e precisamos de representação estadual”, afirmou a vice-prefeita, Maria Aparecida Pontelli.

Saúde
A Assembleia analisa, a partir de 2011, o projeto de lei complementar de Gil Arantes que propõe a adoção da chamada Medicina Complementar Alternativa (MCA), campo de atuação clínica que indica aos seus pacientes, além do tratamento tradicional, terapias como a acupuntura, homeopatia, fitoterapia e crenoterapia.
Outra importante iniciativa que visa proporcionar bem estar, e foi defendida neste ano pelo político de Barueri, refere-se à colocação de equipamentos para portadores de necessidades especiais em parques e praças.

Educação e meio ambiente
São Paulo pode trocar o trote escolar por ações sociais, caso a Assembleia aprove o projeto apresentado no primeiro semestre por Gil, que visa acabar com os constrangimentos a que são submetidos os calouros universitários. A medida indica multa, suspensão e, se for o caso, cancelamento da matrícula dos infratores.
Fundamentado nas melhores ações aplicadas em diferentes países, o deputado Gil Arantes também apresentou em 2011 a proposta para que o Estado adote um programa de recolhimento de garrafas, adaptando a legislação paulista à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2010.

Segurança
Para concluir, Gil Arantes apresentou uma proposta que incentiva o governo estadual a criar delegacias especializadas em ocorrências observadas em shoppings. Sua ideia fechou o 1º semestre e será reforçada por entidades do setor, em fórum a ser realizado no final deste mês de agosto.