Carapicuíba conclui criação da Guarda Municipal


Após 20 anos de espera, no último sábado a Guarda Civil Municipal de Carapicuíba foi oficialmente criada. A entrega oficial aconteceu, no gabinete do prefeito Sergio Ribeiro, e foi marcada por muita chuva. A Banda da Guarda de Cotia abriu a cerimônia executando o hino nacional brasileiro e, em seguida, ao discursar o prefeito falou da importância de uma cidade do porte de Carapicuíba passara ter uma instituição de tamanha importância e necessidade para o município.

Sérgio também agradeceu ao centro de formação da GCM de Osasco onde a GCM de Carapicuíba passou por 700 horas de treino. “Agradeço ao comandante Gilson Menezes e ao prefeito Emidio por terem aberto as portas do Centro para nossa equipe”.

O presidente da Câmara Municipal de Carapicuíba, Alexandre Pimentel, lembrou que a cidade era o único município, dos 39 da Grande São Paulo, que não possuía uma guarda municipal. O deputado estadual, Isac Reis, também fez referência à conquista após duas décadas de espera.

De acordo com o secretário interino da Segurança Pública, Dernal Santos,no primeiro semestre de 2012 será iniciada a formação dos outros 60 candidatos aprovados no concurso e a prefeitura também comprará mais viaturas.

O processo de criação da GCM no município teve início em 2009, quando o prefeito Sergio Ribeiro sancionou a Lei Municipal nº 1107/2009 e assegurou a inscrição do município no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - órgão ligado ao Ministério da Justiça).

Em 2010, a prefeitura realizou o concurso público para preenchimento das vagas e, posteriormente, a contratação dos aprovados, oferecendo treinamento e estágio monitorado. Além disso, houve as licitações públicas para a aquisição de motos, carros e equipamentos de segurança com um efetivo de 40 agentes sendo (34 homens e 6 mulheres) duas viaturas quatro e duas motocicletas.

A instituição será comandada interinamente por Ednilson Fernandes de Souza.

A solenidade contou ainda com a presença de vereadores, secretários municipais, do tenente Reno representando o 33ºBPM/M, representantes das GCMs de Osasco,Itapevi, Cotia, Taboão da Serra, da Guarda Mirim de Carapicuíba e do 4º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) do Exército, quartel de Quitaúna, em Osasco.


Fundação das Guardas na região

Osasco

Fundada em 18 de junho de 1990

Cotia

Fundada em 21 de março de 1984

Barueri

Fundada em 6 de setembro de 1994

Araçariguama

Fundada em 26 de abril de 1995

Itapevi

Fundada em 5 de setembro de 1997

Santana de Parnaíba

Fundada em 23 de novembro de 1999

Pirapora do Bom Jesus

Fundada em 21 de outubro de 2005